quarta-feira, 18 de maio de 2011

Descrição do Gênero

Aula 06/04/11

Geralmente quem faz um artigo de opinião é comentarista, como pode observar na reportagem do jornalista Joelmir Beting sobre eleições no site da Band News do dia 27/10 as 21h01min quando relata os acontecimentos que indicam 05 motivos para votarem na Dilma para presidente mais em nenhum momento é citado o nome da presidenta mais só o fato de serem relatados alguns fatos da presidência passada é como se ele tivesse falado vote na Dilma.
A finalidade do artigo é expressar o seu pensamento que tem como objetivo convencer que a sua idéia é melhor. O artigo pode ser encontrado em jornais, revistas, entrevistas, internet em sites acadêmicos e outros. As palavras que pode ser usada para convencer o leitor são inexplicavelmente, é lamentável, explicitamente e outras.

Artigo de opinião:

O Jovem Brasileiro e o Mundo Virtual
Nota-se atualmente que o acesso a internet no Brasil evolui a cada dia, principalmente nos estados mais desenvolvidos tendo como um dos responsáveis pelo grande número de acesso a rede mundial de computadores e os estados subdesenvolvidos ainda sendo o menor acesso não fica de fora das estatistica. No geral o jovem não mais usa a internet como fonte de fortalecer seus conhecimentos, atualmente a maioria dos jovens utilizam a internet para se comunicar com outros atraves de facebook, orkut, twitter e outros sites por ai a fora que nem podemos imaginar que existam.
Os jovens estão começando cedo o uso da internet com isso prejudicando o seu falar, o escrever e o modo de se relacionar com as outras pessoas, pois o modo de escrever é muito errado e de formas abreviadas. A faixa etaria que já tem acesso a internet é de 10 anos segundo pesquisas do IBGE, e por mais tempo que passa essas crianças e futuros jovens estao cada vez se retirando do mundo real para viver em um mundo de faz de conta onde podem encontrar “suas fantasias”.
Na internet não só temos uma má educação como também podemos conseguir enriquecer os conhecimentos, possui uma vasta quantidade de informações, seria uma precipitação generalizar o uso da internet como uma brincadeira dos jovens. Ainda possuem jovens que se preocupam com o aprendizado sendo poucos os casos em que os brasileirinhos usam pra seu crescimento intelectual.




Pesquisas em sites.
O artigo encontrado sobre Jovens Brasileiros e a Internet relata que a internet é um meio por onde conseguimos absorver uma maior variedade de informações... “ O jovem brasileiro no geral não mais usa a internet como fonte de fortalecer seus conhecimentos. Atualmente a maior parte dos jovens visitam sites de conversação, geralmente em busca de companheirismo ou ate mesmo em busca de um ciclo social mais amplo. Nestes sites de conversação se visualiza constantemente o emprego de palavras erradas, quase sempre abreviadas ou também palavras da nossa língua portuguesa totalmente homogeneizadas com palavras estrangeiras.
Para maiores detalhes deste artigo acesse: recantodasletras.uol.com.br/recordações/

A média de idade da população brasileira acima de 10 anos, usuária da internet, é 28 anos, embora os registros do IBGE tenham mostrado que a utilização da rede está concentrada nas faixas etárias mais baixas. No grupo de 15 a 17 anos, 34% acessaram a rede. Entre os mais novos – de 10 a 14 anos –, 24% acessaram a rede, mais que a proporção de usuários com mais de 30 anos que buscaram a rede por diversos motivos. Entre os 32,1 milhões de pessoas que acessaram a internet no Brasil em 2005, 13,9 milhões eram estudantes. Esses 21% da população de 10 anos ou mais navegaram na rede pelo menos uma vez no ano, em casa, no local de trabalho, na escola, num telecentro público ou pago (lan house). A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2005) sobre acesso à internet e uso do telefone celular, realizada em conjunto pelo IBGE e Comitê Gestor da Internet, revelou que o rendimento, o nível de instrução e a idade têm a ver com o acesso. Os estudantes brasileiros que surfaram na rede foram mais que o dobro (35,9%) daqueles que ainda estão distantes de um computador (16%). Somente no Distrito Federal (57,5%) e em São Paulo (51,2%), mais da metade dos estudantes teve contato com a internet. Em Brasília, o contingente das alunas que acessaram a rede (36,1%) foi maior do que o dos alunos (35,6%). Esses jovens afirmam, em sua maioria, ter procurado a internet para fazer pesquisas e estudos (71,7%); um grande percentual (68,6%) admite que sua maior finalidade é se comunicar.
Fonte: http://www.unesco.org.br/

Novos parâmetros de socialização e consumo de informações têm emergido com o crescimento do ciberespaço ou popularização das Tecnologias de Comunicação e Informação, as chamadas TIC’s. Em pouco tempo a Internet se tornou uma mídia hegemônica e suas influências são crescentes em toda a sociedade.
No Brasil e principalmente na região nordeste, apesar do computador com acesso à rede mundial ser mais acessível a classes abastadas, pesquisas recentes mostram um maior crescimento no número de acessos por partes de classes menos afortunadas. Esse crescimento se dá, sobretudo, por meio de espaços públicos pagos, principalmente as LAN house. Esses locais são freqüentados, sobretudo, por jovens na faixa etária dos 16 a 24 anos, com menor nível de escolaridade e com renda média de até um salário mínimo. Assim, as LAN house, no Brasil, passaram a desempenhar um importante papel na imersão das classes pobres, principalmente os jovens, no ciberespaço. Levando-os a um ambiente onde as fronteiras são relativas e as dimensões proporcionam sensações diferentes de qualquer outro lugar já experimentado.
Jovens e Internet publicado 30/07/2009 por Aldemir Nicolau emhttp://www.webartigos.com

Um comentário:

  1. Queridos estudantes,

    O conjunto das atividades, Muito bem! Revelam um importante esforço de superação. A apresentação, redação e elaboração das tarefas constantes no seu portfólio digital foram claras e a estruturação das atividades é satisfatória. Felicidades e parabéns!

    ResponderExcluir