quarta-feira, 18 de maio de 2011

Descrição do Gênero

Aula 06/04/11

Geralmente quem faz um artigo de opinião é comentarista, como pode observar na reportagem do jornalista Joelmir Beting sobre eleições no site da Band News do dia 27/10 as 21h01min quando relata os acontecimentos que indicam 05 motivos para votarem na Dilma para presidente mais em nenhum momento é citado o nome da presidenta mais só o fato de serem relatados alguns fatos da presidência passada é como se ele tivesse falado vote na Dilma.
A finalidade do artigo é expressar o seu pensamento que tem como objetivo convencer que a sua idéia é melhor. O artigo pode ser encontrado em jornais, revistas, entrevistas, internet em sites acadêmicos e outros. As palavras que pode ser usada para convencer o leitor são inexplicavelmente, é lamentável, explicitamente e outras.

Artigo de opinião:

O Jovem Brasileiro e o Mundo Virtual
Nota-se atualmente que o acesso a internet no Brasil evolui a cada dia, principalmente nos estados mais desenvolvidos tendo como um dos responsáveis pelo grande número de acesso a rede mundial de computadores e os estados subdesenvolvidos ainda sendo o menor acesso não fica de fora das estatistica. No geral o jovem não mais usa a internet como fonte de fortalecer seus conhecimentos, atualmente a maioria dos jovens utilizam a internet para se comunicar com outros atraves de facebook, orkut, twitter e outros sites por ai a fora que nem podemos imaginar que existam.
Os jovens estão começando cedo o uso da internet com isso prejudicando o seu falar, o escrever e o modo de se relacionar com as outras pessoas, pois o modo de escrever é muito errado e de formas abreviadas. A faixa etaria que já tem acesso a internet é de 10 anos segundo pesquisas do IBGE, e por mais tempo que passa essas crianças e futuros jovens estao cada vez se retirando do mundo real para viver em um mundo de faz de conta onde podem encontrar “suas fantasias”.
Na internet não só temos uma má educação como também podemos conseguir enriquecer os conhecimentos, possui uma vasta quantidade de informações, seria uma precipitação generalizar o uso da internet como uma brincadeira dos jovens. Ainda possuem jovens que se preocupam com o aprendizado sendo poucos os casos em que os brasileirinhos usam pra seu crescimento intelectual.




Pesquisas em sites.
O artigo encontrado sobre Jovens Brasileiros e a Internet relata que a internet é um meio por onde conseguimos absorver uma maior variedade de informações... “ O jovem brasileiro no geral não mais usa a internet como fonte de fortalecer seus conhecimentos. Atualmente a maior parte dos jovens visitam sites de conversação, geralmente em busca de companheirismo ou ate mesmo em busca de um ciclo social mais amplo. Nestes sites de conversação se visualiza constantemente o emprego de palavras erradas, quase sempre abreviadas ou também palavras da nossa língua portuguesa totalmente homogeneizadas com palavras estrangeiras.
Para maiores detalhes deste artigo acesse: recantodasletras.uol.com.br/recordações/

A média de idade da população brasileira acima de 10 anos, usuária da internet, é 28 anos, embora os registros do IBGE tenham mostrado que a utilização da rede está concentrada nas faixas etárias mais baixas. No grupo de 15 a 17 anos, 34% acessaram a rede. Entre os mais novos – de 10 a 14 anos –, 24% acessaram a rede, mais que a proporção de usuários com mais de 30 anos que buscaram a rede por diversos motivos. Entre os 32,1 milhões de pessoas que acessaram a internet no Brasil em 2005, 13,9 milhões eram estudantes. Esses 21% da população de 10 anos ou mais navegaram na rede pelo menos uma vez no ano, em casa, no local de trabalho, na escola, num telecentro público ou pago (lan house). A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2005) sobre acesso à internet e uso do telefone celular, realizada em conjunto pelo IBGE e Comitê Gestor da Internet, revelou que o rendimento, o nível de instrução e a idade têm a ver com o acesso. Os estudantes brasileiros que surfaram na rede foram mais que o dobro (35,9%) daqueles que ainda estão distantes de um computador (16%). Somente no Distrito Federal (57,5%) e em São Paulo (51,2%), mais da metade dos estudantes teve contato com a internet. Em Brasília, o contingente das alunas que acessaram a rede (36,1%) foi maior do que o dos alunos (35,6%). Esses jovens afirmam, em sua maioria, ter procurado a internet para fazer pesquisas e estudos (71,7%); um grande percentual (68,6%) admite que sua maior finalidade é se comunicar.
Fonte: http://www.unesco.org.br/

Novos parâmetros de socialização e consumo de informações têm emergido com o crescimento do ciberespaço ou popularização das Tecnologias de Comunicação e Informação, as chamadas TIC’s. Em pouco tempo a Internet se tornou uma mídia hegemônica e suas influências são crescentes em toda a sociedade.
No Brasil e principalmente na região nordeste, apesar do computador com acesso à rede mundial ser mais acessível a classes abastadas, pesquisas recentes mostram um maior crescimento no número de acessos por partes de classes menos afortunadas. Esse crescimento se dá, sobretudo, por meio de espaços públicos pagos, principalmente as LAN house. Esses locais são freqüentados, sobretudo, por jovens na faixa etária dos 16 a 24 anos, com menor nível de escolaridade e com renda média de até um salário mínimo. Assim, as LAN house, no Brasil, passaram a desempenhar um importante papel na imersão das classes pobres, principalmente os jovens, no ciberespaço. Levando-os a um ambiente onde as fronteiras são relativas e as dimensões proporcionam sensações diferentes de qualquer outro lugar já experimentado.
Jovens e Internet publicado 30/07/2009 por Aldemir Nicolau emhttp://www.webartigos.com

ARTIGO DE OPINIÃO

Aula 30.03.11
Os artigos de opinião podem ser vistos em revistas, jornais e entrevistas de TV, sempre que for fazer um artigo deve ter base fundamentos teóricos nada de achar algo tem que ter certeza, pois na hora tem que convencer o que ta querendo expor. O texto “Ler não serve para nada” de Diogo Mainardi identifica muito a sua discordância em relação à leitura, pois a maioria dos famosos conquistou a sua fortuna não foi lendo livros e sim trabalhando pesado.

A professora Eliana solicitou que fosse feito um artigo de opinião de um dos temas abaixo:
1°-A forma de se vestir na faculdade
2°- O resumo
O escolhido foi 1° tema.
Com que roupa eu vou?

Muito se tem discutido sobre as vestimentas usadas nas dependências das instituições de ensino superior no Brasil. Recentemente a mídia comentou o fato ocorrido na UNIBAM – Universidade Bandeirante do Estado de São Paulo, situação em que a universitária Geise Arruda estava trajando um vestido extravagante, causando polêmica na comunidade acadêmica.
Em conseqüência disso, houve muitas críticas, em que muitos tinham opiniões diversas, o fato tomou proporções além das dependências daquela instituição, expandindo-se a nível nacional. De que forma pode ser mensurado o traje adequado a ser utilizado pelos acadêmicos?
É uma situação complexa, pois não existe uma normatização que regulamenta o modo de se vestir, porém o bom senso deve prevalecer em qualquer ocasião, devendo ter claro em mente a imagem que deseja passar, a imagem pessoal é capaz de definir uma ótima posição no mercado de trabalho e quem procura uma faculdade ou universidade subentende-se que está em busca de uma melhor colocação no mercado.
Observa-se que há pessoas que se vestem totalmente sem propósito para ir à faculdade, claro que a maioria dos acadêmicos é de jovens e tem uma identidade própria. Cada curso tem um público e não seria correto generalizar, mas é fundamental vestir-se de maneira adequada a cada curso, não é comum um acadêmico dos cursos de Administração ou Direito, por exemplo, usar roupas de ginástica o que é comum entre os acadêmicos dos cursos de Educação Física e Dança.
Passamos a imagem do que somos e o que queremos pelo modo que nos vestimos e agimos, não adiantaria a dedicação nos estudos se o comportamento contradiz o objetivo, na academia os alunos são constantemente observados pelos professores e colegas de curso que podem indicá-los para uma vaga no mercado e estes não indicariam aquele aluno que se vesti e se comporta de forma inadequada para o meio em que vive, como mencionado anteriormente a imagem é o cartão de visita de um profissional.
Em conseqüência disso é importante vestir-se de forma discreta, sem exagero, as mulheres devem evitar roupas coladas ou curtas demais, decotes, mini-saia e shorts muito curtos não são apropriados para o meio acadêmico lugar que se busca conhecimentos para uma boa colocação no mercado de trabalho, é necessário ter cautela com a maquiagem também, nada de exagero. Da mesma forma os homens devem priorizar a discrição, usando roupas básicas, evitando roupas e assessórios que usariam numa balada noturna.
Além disso, é muito importante ter cuidado com a higiene, evitar roupas rasgadas ou sujas, sapatos sujos ou cadarços coloridos passam a impressão de que não está nem aí, e com certeza a intenção não é essa. A escolha do perfume também é muito importante, dê preferência a fragrâncias suave e agradável.
Em virtude do que foi mencionado é imprescindível passar um ar de quem quer vencer na vida, que está numa faculdade, com dedicação para uma boa formação profissional, a dedicação aos estudos, buscando o conhecimento intelectual, sem a necessidade de se expor.


Outro tema abordado e solicitado foi do Jovem Brasileiro e a Internet, vai ser visto na próxima aula.

DICAS PARA UMA BOA PRODUÇÃO DE TEXTUAL

Aula 23/03/11

As lâminas mostradas pelo data show nos ensina o que tem que ser evitado e como se inicia cada frase de um texto. Sempre evitar: usar gírias, palavras em outro idioma, expressões populares, os pronomes eu / você / nós e repetições que possam provocar eco como cão / são / mente / dade. Como iniciar frases do 1° parágrafo, intermediário e final.
Interpretação de alguns versos e poemas
No meio do caminho ( Carlos Drumond de Andrade) – mostra que os obstáculos vão surgir a qualquer hora não importa o que você faça.
Meu sonho é mixo, ter a felicidade que outros Poe no lixo. (Millor Fernandes) – tem pessoas que jogam fora coisas importantes que para eles não são mais necessárias e para outros que acham é um sonho realizado.
A vida eterna busca / A vida é ter na busca / Ávida eterna busca. ( Oreste Branquinho Filho) – a busca dos sonhos, temos que correr atrás pois é uma eterna busca.
Um campo / Bola na rede / E o grito da torcida. (Wladimir Lima Ramos Alves) – vitórias conquistadas no decorrer da vida.
A importância do ato de ler
Você acha que ler é difícil?
Muitas pessoas tem por si que ler é uma das ações mais difíceis de serem praticadas! Concordo com elas, pois a primeira vista, tudo que nos propomos a fazer parece ser muito complicado no começo. É aquela antiga frase sussurrando aos ouvidos: Tudo é uma questão de hábito!
E temos que admitir: é mesmo! Às vezes nos sentimos desmotivados para tomar banho, escovar os dentes, ir ao banheiro. Mas ficamos agoniados depois de um dia de muito calor, de comer aquela torta de chocolate ou depois de ingerir alguns litros de água durante um jogo. Na hora, achar um banheiro é tudo que queremos, pois ele é nossa solução e alívio!
Deveria ser assim na hora que pegamos a folha de redação! O que tem a ver com o relato anterior? Tudo! Só escrevemos quando não há mais saída, mas quando chega a hora da aprovação e lemos a redação do vestibular, saber aquele determinado assunto é tudo que queremos, é chave!
Só há uma forma de você ter alívio diante dessa situação: saber o que escrever! E você só saberá o que escrever se tiver conhecimento, ou seja, leitura.
Por isso, se disponha a ler, mesmo que a princípio não seja a ação mais fácil que você tenha tomado!
A leitura pode ser um hábito prazeroso!
O primeiro mês pode ser o mais complicado, pois seu organismo ainda estará formando o hábito. Não desista se nos primeiros dias duas ou cinco páginas for penoso, pois é natural! Decida continuar; quando você vencer esta etapa, a próxima não será nada difícil. Se você tiver lido um livro de 70 páginas, poderá avançar para um de 80 ou, dependendo da disposição, para um de 100!
O interessante é que você pode tomar a decisão de ser tornar um leitor assíduo a qualquer momento!
Tomar a postura de leitor regular talvez seja a mais difícil que você adotará, no entanto, também é a mais sábia e duradoura!
Uma vez que um indivíduo começa a descobrir a leitura, a tendência é não parar!
O livro é a maneira mais rápida e fácil de adquirir conhecimento. Tudo se resolve em questão de um dia, dias ou dependendo da pessoa, meses. De qualquer modo, é uma informação adquirida e assimilada em curto prazo.
Quem lê tem mais vocabulário e também sabe adequá-lo melhor em relação ao assunto abordado. Você não só se tornará um ótimo leitor, como também um excelente escritor!
Portanto, não espere mais, escolha um livro e desfrute da sua leitura sem preocupações! Quando você ver, já estará dando conselhos sobre como se tornar um indivíduo que gosta de ler!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/redacao/voce-acha-que-ler-dificil.htm

CURRÍCULO

Aula do dia 16/03/11
Assunto abordado foi sobre currículos como pode ser feito, o que deve conter, pois é seu cartão de visita, a linguagem a ser usada e outros. O currículo é a vitrine da pessoa, pode ter mais de uma folha para cargos mais elevados e só uma folha para estagiários. Não usar os pronomes voltados para 1° pessoa, por somente os cursos que você realmente sabe e não todos que participou, não tirar Xerox ter sempre uma copia original em mãos, não datilografe, não amasse procure sempre deixá-lo intacto, não por preferência de salário somente se solicitar, ser o mais simples nada de cor e somente por foto caso seja solicitado.
O vídeo passado sobre os macacos no inicio da aula, que tinha 05 macacos e um cacho de banana onde o 1° subiu as escadas e pegou a banana e o restante do grupo se molhou e todos que tentaram subir apanhavam do restante do grupo e mesmo mudando sempre um do grupo tinham a mesma reação de bater em quem tentasse subir. A moral da história é que as pessoas fazem as coisas de forma rotineira sem indagar o porquê está fazendo daquele modo ou qual forma seria melhor, esempre respondem é porque alguém faz e nunca sai da mesmice.

Curriculum Vitae
Nome: FABIANA NAVECA DE OLIVEIRA SOARES
Endereço: RUA CJ 10 Nº 357 BAIRRO: JOQUEI CLUBE
Estado: RORAIMA
Cidade: BOA VISTA
Telefone: 9131-6686
E-mail: Fabiana_bubu@hotmail.com
Fale sobre você
Dinâmica, participativa e colaboradora
Objetivo Profissional
Experiência Profissional
Formação
Cursando Tecnológico Gestão Pública Faculdade Atual da Amazônia
Cursos
Infórmatica Básica

Curriculum Vitae
Nome: Genilson Rodrigues da Costa
Endereço: Rua Tambaqui, 1513 Bairro Santa Tereza
Estado: Boa Vista
Cidade: Roraima
Telefone: 9128-1256
Email: Genilsonbv@gmail.com
Fale sobre você
Dinâmico, interagir em equipe, participativo.
Objetivo Profissional
Trabalhar em equipe,transmitir e receber conhecimentos para crescimento da organização como um todo e receber uma remuneração condizente com função a ser desempenhada.
Experiência Profissional
De 12/12/2001 a 02/02/2003
Função Vendedor
Empresa GEC
Responsável pelas vendas direta ao consumidor final no salão da loja

De 10/02/2005 a 03/03/2006
Função Assistente de alunos
Governo do Estado de Roraima Escola Maria dos Prazeres Mota
Responsável por auxiliar alunos, professores e direção da escola nos horários de aula
Formação
Cursando Tecnólogo em Gestão Pública Nivel Superior Faculdade Estácio Atual da Amazônia
Qualificações
Conhecimento nas áreas de combate a incêndios urbano e florestal., atendimento pré-hospilar e segurança no trabalho.

Curriculum Vitae
Nome: Joyce Luiza Correa de Queiroz
Endereço: Rua 14 nº 51 Bairro: Caranã
Estado: Boa Vista
Cidade: Roraima
Telefone: 9126-1186
E-mail: jl.queiroz@pmbv.rr.gov.br
Fale sobre você: Dinâmica, participativa e colaboradora
Objetivo Profissional
Experiência Profissional
Funcionária Pública Municipal
Maio 2005 aos dias atuais
Formação
Cursando Tecnólogo em Gestão Pública. Faculdade Estácio Atual da Amazônia