Aula 30.03.11
Os artigos de opinião podem ser vistos em revistas, jornais e entrevistas de TV, sempre que for fazer um artigo deve ter base fundamentos teóricos nada de achar algo tem que ter certeza, pois na hora tem que convencer o que ta querendo expor. O texto “Ler não serve para nada” de Diogo Mainardi identifica muito a sua discordância em relação à leitura, pois a maioria dos famosos conquistou a sua fortuna não foi lendo livros e sim trabalhando pesado.
A professora Eliana solicitou que fosse feito um artigo de opinião de um dos temas abaixo:
1°-A forma de se vestir na faculdade
2°- O resumo
O escolhido foi 1° tema.
Com que roupa eu vou?
Muito se tem discutido sobre as vestimentas usadas nas dependências das instituições de ensino superior no Brasil. Recentemente a mídia comentou o fato ocorrido na UNIBAM – Universidade Bandeirante do Estado de São Paulo, situação em que a universitária Geise Arruda estava trajando um vestido extravagante, causando polêmica na comunidade acadêmica.
Em conseqüência disso, houve muitas críticas, em que muitos tinham opiniões diversas, o fato tomou proporções além das dependências daquela instituição, expandindo-se a nível nacional. De que forma pode ser mensurado o traje adequado a ser utilizado pelos acadêmicos?
É uma situação complexa, pois não existe uma normatização que regulamenta o modo de se vestir, porém o bom senso deve prevalecer em qualquer ocasião, devendo ter claro em mente a imagem que deseja passar, a imagem pessoal é capaz de definir uma ótima posição no mercado de trabalho e quem procura uma faculdade ou universidade subentende-se que está em busca de uma melhor colocação no mercado.
Observa-se que há pessoas que se vestem totalmente sem propósito para ir à faculdade, claro que a maioria dos acadêmicos é de jovens e tem uma identidade própria. Cada curso tem um público e não seria correto generalizar, mas é fundamental vestir-se de maneira adequada a cada curso, não é comum um acadêmico dos cursos de Administração ou Direito, por exemplo, usar roupas de ginástica o que é comum entre os acadêmicos dos cursos de Educação Física e Dança.
Passamos a imagem do que somos e o que queremos pelo modo que nos vestimos e agimos, não adiantaria a dedicação nos estudos se o comportamento contradiz o objetivo, na academia os alunos são constantemente observados pelos professores e colegas de curso que podem indicá-los para uma vaga no mercado e estes não indicariam aquele aluno que se vesti e se comporta de forma inadequada para o meio em que vive, como mencionado anteriormente a imagem é o cartão de visita de um profissional.
Em conseqüência disso é importante vestir-se de forma discreta, sem exagero, as mulheres devem evitar roupas coladas ou curtas demais, decotes, mini-saia e shorts muito curtos não são apropriados para o meio acadêmico lugar que se busca conhecimentos para uma boa colocação no mercado de trabalho, é necessário ter cautela com a maquiagem também, nada de exagero. Da mesma forma os homens devem priorizar a discrição, usando roupas básicas, evitando roupas e assessórios que usariam numa balada noturna.
Além disso, é muito importante ter cuidado com a higiene, evitar roupas rasgadas ou sujas, sapatos sujos ou cadarços coloridos passam a impressão de que não está nem aí, e com certeza a intenção não é essa. A escolha do perfume também é muito importante, dê preferência a fragrâncias suave e agradável.
Em virtude do que foi mencionado é imprescindível passar um ar de quem quer vencer na vida, que está numa faculdade, com dedicação para uma boa formação profissional, a dedicação aos estudos, buscando o conhecimento intelectual, sem a necessidade de se expor.
Outro tema abordado e solicitado foi do Jovem Brasileiro e a Internet, vai ser visto na próxima aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário