Método avaliativo de Português Instrumental do curso de Gestão Pública. Faculdade Atual da Amazônia
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Caminhos para uma boa comunicação
A professora iniciou a aula fazendo pergunta sobre a pesquisa de comunicação passada na aula anterior.
Alguns alunos foram indagados sobre o que é comunicação e deram suas respostas conforme pesquisa realizada, em seguida a professora fez alguns comentários sobre o assunto citando exemplo de várias formas das pessoas se comunicarem.
Foi iniciado o novo assunto sobre imagem e a combinação de suas três percepções, dando ênfase nos objetivos, e a origem da palavra comunicação que vem do nome comunicare que tem o significado de partilhar, repartir e trocar opinião. Durante a abordagem desses tópicos foram feitos comentários sobre erros de pronuncia e grafia ocorridos no dia-a-dia de alunos e professor observados nas placas de anúncios espalhados pelas ruas de Boa Vista.
Em seguida foi proposto um exercício em sala, onde todos deveriam responder as seguintes perguntas: Como eu me vejo? Como os outros me vêem? E Qual a imagem que eu Gostaria de transmitir?
Após esta atividade os alunos deveriam observar um colega, e descrever sobre a imagem que ele apresenta. Prosseguindo sobre o assunto da aula foram discutidos dois tópicos: fontes de informação e barreiras da comunicação. Finalizando a aula foi mostrado um filme em que os personagens demonstravam coragem, ousadia, perseverança e auto estima para alcançar seus objetivos.
Dinâmica de Apresentação
No dia 26 de janeiro de 2011, foi ministrada a 1ª aula da disciplina de
Português instrumental, tivemos a apresentação da professora que falou de seus métodos avaliativos.
A professora iniciou os trabalhos com uma dinâmica em grupos compostos por 06 (seis) pessoas onde deveriam desenvolver 03 tarefas: Elaborar uma mensagem de boas vindas, alguns desejos e um incentivador grito de guerra aos futuros gestores.
Após da tarefa proposta em classe foi feita a apresentação de cada grupo em um local de destaque onde foram avaliados pela professora.
Em seguida foi proposto uma nova tarefa na qual os acadêmicos deveriam copiar 10 frases incompletas para serem completadas conforme a opinião de cada acadêmicos.
Antes do encerramento da aula foi solicitado que fizéssemos uma pesquisa sobre comunicação humana, organizacional e interpessoal.
Português instrumental, tivemos a apresentação da professora que falou de seus métodos avaliativos.
A professora iniciou os trabalhos com uma dinâmica em grupos compostos por 06 (seis) pessoas onde deveriam desenvolver 03 tarefas: Elaborar uma mensagem de boas vindas, alguns desejos e um incentivador grito de guerra aos futuros gestores.
Após da tarefa proposta em classe foi feita a apresentação de cada grupo em um local de destaque onde foram avaliados pela professora.
Em seguida foi proposto uma nova tarefa na qual os acadêmicos deveriam copiar 10 frases incompletas para serem completadas conforme a opinião de cada acadêmicos.
Antes do encerramento da aula foi solicitado que fizéssemos uma pesquisa sobre comunicação humana, organizacional e interpessoal.
Teoria da Comunicação
Pensadores e pesquisadores das disciplinas de ciências humanas, como Filosofia, Sociologia, Psicologia e Linguística, têm dado contribuições em hipóteses e análises para o que se denomina "Teoria da Comunicação", um apanhado geral de ideias que pensam a comunicação entre indivíduos - especialmente a comunicação mediada - como fenômeno social. Entre as teorias, destacam-se o funcionalismo, primeira corrente teórica, a Escola de Frankfurt (crítica à primeira e profundamente marxista) e a escola de Palo Alto (principal corrente teórica atualmente). O trabalho teórico na América Latina ganhou impulso na década de 1970 quando se passou a retrabalhar e transformar as teorias estrangeiras. Assim surgiu a Teoria das Mediações, de Jesús Martin-Barbero.
As teorias dão diferentes pesos para cada um dos componentes da comunicação. As primeiras afirmavam que tudo o que o emissor dissesse seria aceito pelo receptor (público). Daí surge a Teoria Crítica que analisa profundamente a transmissão/dominação ideológica na comunicação de massa (Adorno, Horkheimer). Depois disso se passa a criticar o modelo. O receptor, dizem os estudiosos de Palo Alto, tem consciência e só aceita o que deseja. Do ponto de vista de Barbero, o que o receptor aceita (ou melhor, compreende) varia grandemente conforme sua cultura, no sentido mais amplo da palavra.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Princípio da Comunicação
COMUNICAÇÃO
Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.
Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios de comunicação de massa).
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.
No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores, diz-se que há uma comunicação mediada.
O estudo da Comunicação é amplo e sua aplicação é ainda maior. Para a Semiótica, o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos são então transmitidos e reinterpretadas pelo receptor. Hoje, é interessante pensar também em novos processos de comunicação, que englobam as redes colaborativas e os sistemas híbridos, que combinam comunicação de massa e comunicação pessoal e comunicação horizontal.
O termo comunicação também é usado no sentido de transportes (por exemplo, a comunicação entre duas cidades através de trens).
Assinar:
Postagens (Atom)



